Mensagem do Presidente do Conselho

GRI 102-10GRI 102-10. Mudanças significativas na estrutura organizacional 102-14GRI 102-14. Declaração da presidência
img3

O ano de 2016 foi de importantes avanços para a Votorantim Metais. Além de excelentes resultados financeiros, conseguimos concretizar o planejamento estratégico, a partir de três pilares que reforçam nosso posicionamento como empresa global de mineração e metalurgia: Crescimento, Excelência Operacional, e Sustentação e Desenvolvimento de Mercado.

Como desdobramento do nosso planejamento de longo prazo, promovemos a separação dos negócios de zinco, alumínio e níquel, decisão baseada no fato que cada um destes negócios tem estratégias operacionais, comerciais e de criação de valor futuro totalmente distintas, exigindo neste cenário de mercado global e altamente competitivo muito foco por parte dos nossos gestores.

A Votorantim Metais reunirá toda a produção de concentrado de zinco, cobre e subprodutos como chumbo, prata e ouro no Brasil e no Peru, atuando comercialmente no mercado global. Nosso foco empresarial se resume em nos mantermos como produtores de baixo custo operacional e uma estratégia de crescimento focada em desenvolvimento de novas minas subterrâneas, que combinem eficiente custo de implementação com custos operacionais sempre abaixo da média da indústria global. O nosso entendimento é que, somente por meio desta maturidade e disciplina no desenvolvimento dos novos projetos, a empresa se manterá saudável e resiliente mesmos nas piores condições de mercado. Pesquisar e desenvolver minas complexas, mas competitivas, tem se mostrado um grande diferencial técnico da nossa empresa.

No negócio de alumínio, por sua vez, temos uma cadeia de produção totalmente integrada com minério de bauxita, refinaria de alumina, smelters e grande parcela da energia consumida gerada em usinas próprias, estratégia adotada desde a sua fundação e que mantém a empresa competitiva em um ambiente onde grandes produtores deste metal paralisaram as suas produções. O foco comercial desta operação é o mercado interno brasileiro e com uma clara vocação de ser, a curto e médio prazos, um provedor de soluções para os seus clientes diversos.

Já a produção de níquel se mostrou pouco competitiva ao longo dos últimos anos face a uma realidade macroeconômica de inflação elevada e moeda local apreciada no decorrer desta última década, situação ainda agravada pelo crescente desequilíbrio de excesso de oferta para a atual demanda global. Neste cenário pouco favorável, foi com muito desgosto que suspendemos temporariamente as operações de mineração e refino de níquel. Os negócios de alumínio e níquel foram reunidos na Companhia Brasileira de Alumínio, a CBA, que passou a fazer a gestão independente desses ativos.

Outro passo importante ao longo de 2016 foi a aquisição de uma maior participação acionária na mineradora peruana Milpo, encerrando o ano com 80,24% do capital social. Ao final do ano, informamos ao mercado a nossa clara intenção de fechamento do
capital da empresa.

Temos convicção de que essas medidas preparam as empresas para um novo patamar de desafios quanto ao seu crescimento e a perpetuidade da rentabilidade econômica de seus ativos minerários. Somos conscientes que os mercados serão sempre voláteis com rupturas mercadológicas e econômicas ao longo do caminho a ser percorrido, porém o nosso propósito de empreendermos com responsabilidade e determinação, aliados a uma gestão transparente e ética permeadas com grande senso de respeito social e ambiental, produzirá resultados crescentes para todos os nossos stakeholders.

Nós, da Votorantim Metais, não nos contentamos em tão somente produzir bens minerais e no crescimento econômico das empresas, mas enfaticamente assegurarmos que a nossa atuação empresarial se faça de maneira segura e saudável, promovendo uma constante elevação na qualificação e valorização de todas as pessoas que aqui trabalham, quer nos grandes centros urbanos, quer nas comunidades das cidades do interior do Brasil, bem como nas remotas regiões andinas no Peru. Este é o nosso jeito de ser, o nosso DNA empresarial, que além de ser o cerne do nosso propósito, é motivo de grande orgulho passado e presente e a fonte de energia motriz para enfrentarmos novos desafios.

Luis Ermirio de Moraes
Presidente do Conselho de Administração

Free WordPress Themes, Free Android Games